Rafael Venturelli venceu o peso pesadíssimo e o absoluto da faixa-roxa adulto no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu 2026, em Barueri (SP), e foi graduado para faixa-marrom no próprio pódio. O atleta de Blumenau, em Santa Catarina, da equipe Aurum Jiu-Jitsu (liderada pelo professor Jean Feijó), somou sete lutas no fim de semana das chaves coloridas para chegar ao topo das duas chaves.
A final do peso teve um corte simbólico para Venturelli. Ele venceu na decisão um adversário que o tinha derrotado anos antes, quando ele ainda era faixa-azul. "Levar o Double Gold no Brasileiro foi um sonho realizado. Sempre entro nas competições com o objetivo de lutar peso e absoluto, mas conquistar os dois títulos no Brasileiro é algo que todo atleta sonha", disse Rafael à imprensa após a luta.
A escalada de Venturelli no esporte é rápida. Ele soma quatro anos e meio de treino contínuos. Voltou ao Jiu-Jitsu depois da pandemia, com base no judô que praticou na infância e em formação acadêmica em Educação Física. Na faixa-azul, sofreu derrotas relevantes e uma lesão no ombro que afastou os planos competitivos por um período.
O Brasileiro de Jiu-Jitsu 2026 foi disputado entre 24 de abril e 3 de maio no Ginásio Poliesportivo José Corrêa, com mais de 8 mil atletas inscritos em todas as categorias e faixas. A FloGrappling transmitiu o evento com 12 áreas de combate em paralelo, e as finais do domingo tiveram narração em português pela primeira vez no torneio.
Com a graduação, Venturelli passa a competir na faixa-marrom já no próximo ciclo da temporada IBJJF.